Skip navigation

expo92-2_500
foto: Hermanna Prinsen

A intervenção efectuada na antiga Doca dos Olivais, onde foi instalada a Expo 98, no limite oriental de Lisboa, e o que dela resultou afastou-se bastante das expectativas estabelecidas na altura. Foram necessárias várias adaptações ao programa estratégico original para garantir a sustentabilidade da gestão urbanística.

Afastou-se bastante também, por isso, do cenário futurista do tempo em que funcionou a exposição mundial, dando lugar ao que é hoje uma zona extremamente densificada, mas mantendo ao mesmo tempo um certo dinamismo.

A intervenção urbana da Expo 98, coordenada pela entretanto criada Parque Expo S.A., foi tido como exemplo e o seu modelo serviu de base ao Programa Polis que, posteriormente, esteve na base de revitalização de algumas zonas urbanas no país.

O jornal online CaféBabel.com publicou um trabalho sobre a cidade de Sevilha, que foi palco da exposição mundial em 1992, há 17 anos atrás. Este dossier inclui uma foto-reportagem sobre o sítio onde funcionou o evento, na Ilha da Cartuja, mostrando imagens de verdadeira degradação.

Parte do recinto onde funcionou a Expo de Sevilha está agora parcialmente ocupado com um centro de investigação e um parque temático.

Olhando para o caso português e para o espanhol, não custa nada perceber que o modelo de gestão das reminiscências do que foi a Expo 98 está longe de ser um fracasso. Aquilo que existe hoje no Parque das Nações está também longe do cenário de degradação que mostram as fotografias, continuando a ser uma das zonas mais atractivas da capital.

Na história do urbanismo moderno em Portugal, após o 25 de Abril, a intervenção da Expo 98 é claramente o marco mais importante. Foi desde essa altura que temas como a revitalização urbana das cidades, como garantia de uma maior competitividade das próprias cidades e das regiões passou a tomar forma e a fazer definitivamente parte da agenda política.

site CaféBabel.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: