Skip navigation

A crise do sector imobiliário nos Estados Unidos da América está a despoletar um novo ímpeto nas áreas verdes das grandes cidades. As áreas remanescentes dos grandes empreendimentos imobiliários levados a cabo nos anos 1980 e 1990 estão a ser procurados para a valorização dos solos.

Esta preocupação faz parte de um movimento relativamente recente que se tem estabelecido nos EUA chamado “Smart Growth” e está aliado a preocupações ambientais e de bem-estar das populações.

São vários os exemplos de projectos que tem estado em discussão. Por exemplo, em Memphis, no estado de Tenessee, uma antiga exploração agrícola de 1.821 hectares onde outrora presos cultivaram cereais durante décadas como forma de reabilitação chamado Shelby Farms será transformado num parque urbano que os responsáveis esperam que respeite diversos requisitos ambientais e ecológicos como a auto-geração de energia para alimentação do parque.

Três propostas de intervenção estão actualmente em discussão. Como é pratica comum nos EUA a comunidade local é chamada a participar e a acompanhar todo o processo de decisão. A Shelby Farms Park Conservation colocou inclusive uma série de vídeos no You Tube para promoção da participação pública no processo.

[site] www.shelbyfarmspark.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: